terça-feira, 30 de novembro de 2010

Comparação

Opa, mas pera lá. Por que a indústria musical acabou sofrendo muito mais com a internet do que as outras?
Bem por que ela era muito mais suscetível a isso. Como dito, muitas vezes a pessoa comprava um CD lançamento por R$35,00 pra no final descobrir que só gostou de umas 6~7 musicas. A pirataria da música começou muito antes da internet. Alguém lembra do toca fitas? Pois é, quem não tinha várias fitas com suas músicas preferidas? Não é de hoje que o público se mostra insatisfeito com o formado CD/Vinil, mas foi a internet que conseguiu derrubá-los de vez.

A indústria televisiva e cinematpgráfica por sua vez, tinha mais vantagens. Quem não prefere assistir um filme ou série no aconchego do seu sofá? Pois bem, ainda hoje o computador não conseguiu fazer isso. O cinema por sua vez é uma grande vantagem. é um costume que nem a internet vai conseguir derrubar tão cedo, e que gera milhões de dólares todos os meses. Mas mesmo eles sofrem, sem conseguir controlar a venda de DVDs pirateados. No entanto é muito mais difícil achar um filme novo na internet do que uma música, que estará no youtube horas depois de ser lançada.

Já a indústria dos games também luta desde sempre com a venda de produtos pirateados. Mas, ao menos para eles, o video game é incrívelmente difícil de se emular no computador. Não estou falando de video games antigos, como o SNES, mas sim dos atuais como PSP e XBOX360. Ainda hoje não temos um emulador 100% de PS2!
Com relação ao comércio por internet, a indústria dos games se tornou muito mais mercenária, e isso é algo do qual ainda vão se arrepender. Estou me referindo, é claro, a venda de DLCs que se tornou tão comum hoje em dia. Nem todos são ruims, mas a maioria é passada como "Você pagou US$ 50,00 no meu jogo? Perfeito, pague mais US$ 10,00 pra ter uma espada nova!". E ainda tem empresas que fazem pior, como a Blizzard e a Ubisoft que tentam restringir a pirataria ferrando os jogadores pagantes com políticas absurdas como não poder ligar o jogo se não estiver conectado na internet. Aliás, a indústria dos games é a única que hoje em dia consegue se ferrar cada vez mais tentando combater a pirataria.

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