Não há dúvida de que a internet revolucionou o ramo musical. A internet, como nenhum outro meio de comunicação tem a capacidade de atingir ao mesmo tempo milhões de pessoas, e serviu para definitivamente transformar o comércio de mídias.
Embora todas as indústrias de mídia em geral foram afetadas, nenhuma delas sofreu tanto quanto a música. A internet abriu a possibilidade para uma grande central de troca de arquivos. Em vez de comprar CDs, os usuários passaram a baixar as músicas em tais programas ilegais. Apenas entre 2001 e 2005 a indústria musical perdeu um quarto de seu lucro anual, enquanto que os mp3 players e os programas de download como kazaa e limewire ficavam cada vez mais populares.
É claro que a indústria musical fez de tudo para tentar impedir a troca ilegal de músicas na internet. Mas foi tudo em vão. A internet é rápida e fácil de se usar. Em apenas alguns minutos você pode ter em mãos a discografia inteira dos Beatles sem pagar um tostão. Com todas as vantagens da internet, é impossível a indústria musical recuperar seu público. Para não ser suplantada pela internet, ficou óbvio que quem teria de mudar seria a própria indústria.
O vídeo abaixo, em inglês explica bem o assunto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário