terça-feira, 30 de novembro de 2010

A internet e a indústria musical parte 2

E parece que a indústria musical começou a aprender sua lição e parar de dar murro em ponta de faca. Depois de passar anos tentanto impedir a distribuição de musicas pela internet, foram adotadas novas táticas.

Primeiramente, baixaram o preço dos CDs. No fim da década de 90 um CD no Brasil custava por volta de R$ 35,00. Hoje se vêem lançamentos por R$10,00 a R$15,00. Para o público mais colecionador, que gosta de ter consigo o encarte do CD, a compra passou a ser mais viável.

Segundo, e mais importante, foram criados diversos programas de venda de música por internet, sendo o mais conhecido o iTunes. Agora, ao invés de pagar por um CD inteiro para ter apenas 5 ou 6 músicas que você gosta, você tem a opção de comprar cada música separadamente pelo site por volta de R$2,00.

Essas duas medidas, aliadas a capacidade infinita de armazenamento de um computador foram capazes de barrar o avanço da pirataria e, em alguns casos, aumentar o número de vendas. Hoje sites como o iTunes são um tremendo sucesso no mundo inteiro, e já são suportam a venda de vídeos também. Mas olhe lá, não é nada ainda se comparado com o número de músicas pirateadas todos os dias.

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